| Título | Versões e ficções: o sequestro da história | 
| Fundo | Fundação Perseu Abramo (FPA) | 
| Gênero documental | documento bibliográfico | 
| Data | 1997 | 
| Ano | 1997 | 
| Estado | São Paulo | 
| Autoria | Daniel Aarão Reis Filho : Autor(a) Fundação Perseu Abramo - FPA : Autor(a) institucional | 
| Temática | 1997 : cronológico Ação Libertadora Nacional - ALN : onomástico Alipio Freire : onomástico Celso Horta : onomástico Centro de Informações da Marinha - CENIMAR : onomástico César Benjamin : onomástico Charles Burke Elbrick : onomástico Cláudio Torres : onomástico Consuelo Lins : onomástico Daniel Aarão Reis Filho : onomástico Dulce Muniz : onomástico Elio Gaspari : onomástico Embaixador norte-americano : temático Emir Sader : onomástico Entrevista : temático Eugênio Bucci : onomástico Franklin Martins : onomástico Hamilton Octávio de Souza : onomástico Helena Salem : onomástico História : temático História da esquerda brasileira : temático Idibal Piveta : onomástico Izaías Almada : onomástico Jorge Nahas : onomástico Luta Armada Brasileira : temático Marcelo Ridenti : onomástico Movimento Revolucionário 8 de Outubro - MR-8 : onomástico Paulo Moreira Leite : onomástico Renato Tapajós : onomástico Resistência à ditadura militar : temático Sequestro : temático Vera Sílvia Magalhães : onomástico Virgílio Gomes da Silva : onomástico | 
| Idioma | Português | 
| Estado de conservação | bom | 
| Descrição | Reunião de textos sobre a resistência à ditadura militar no Brasil do final dos anos 60 e início dos 70. É a versão de quem viveu e acompanhou aquele momento dramático da história brasileira, em que o governo militar cerceou as liberdades civis e perseguiu violentamente seus opositores. Os autores - entre eles vários dos participantes do seqüestro do embaixador norte-americano em 1969 - dão um testemunho que questiona as versões conciliadoras que estão por detrás de interpretações supostamente "isentas" e "desideologizadas", como a do filme O que é isso companheiro? "Versões e ficções: o seqüestro da história é guiado por uma preocupação central que o unifica: nem tanto a de restaurar a 'verdade dos fatos', como se esta existisse em absoluto, mas pôr em cena versões menos comprometidas com a 'idealização do passado'." | 
| Espécie documental | --- | 
| Arquivos Digitais |  acervo/FPA_ColecaoPDP_LVR_0002.pdf  
					                 
                                  Sem descrição |